O Governo está a negociar um fundo de 125 milhões de euros, em fundos comunitários, para criar um pacote a que as Juntas de Freguesia de irão candidatar diretamente.
A informação foi avançada por Hernâni Dias, Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, em Vales do Rio, após ser questionado sobre esta matéria por Rui Amaro.
O presidente da União de Freguesias do Peso e Vales do Rio, relembrou que esta é uma pretensão antiga das Juntas de Freguesia.
“É do conhecimento geral que alguns governantes têm dúvidas sobre esta possibilidade”, disse Rui Amaro, recordando a Hernâni Dias que este já foi presidente de Câmara e de Junta de Freguesia, apelando assim ao seu conhecimento da realidade.
São as Freguesias que “estão mais próximo das populações, que sabem das suas dificuldades e os seus anseios. As freguesias são, por vezes, os únicos representantes do Estado Democrático nas aldeias”, disse.
Sem avançar datas ou programas Hernâni Dias respondeu “sim” a esta reivindicação.
Estamos a trabalhar no sentido de garantir que as nossas freguesias vão ter oportunidade de se candidatarem diretamente a Fundos Comunitários”, disse, apontando que o Governo está a negociar na europa um pacote de 125 milhões.
“Neste momento posso dizer que estamos a tentar ir buscar 125 milhões de euros, para podermos juntar a um pacote de financiamento para as nossas freguesias”, assegurou.
Hernâni Dias falava durante a inauguração do Centro Interpretativo do Brulhão, em Vales do Rio, uma obra que mostra que “através de uma associação, a Freguesia teve capacidade de fazer obra”, sublinhou Rui Amaro.
Foto: Câmara Municipal da Covilhã