“Precisamos que os jovens participem”. CCD Rodrigo inicia comemorações dos 72 anos

“É preciso renovar a coletividade”, foi o primeiro apelo do presidente da assembleia geral do CCD do Rodrigo na abertura das comemorações dos 72 anos do clube.

Após a cerimónia simbólica do içar das bandeiras, que foi o ponto de partida para as festividades, Carlos Paulo Rato, na sua intervenção protocolar, apelou aos sócios que vivam a coletividade para que nas eleições de março apareçam novas soluções para os órgãos sociais.


Uma necessidade sublinhada por Manuel Teixeira, presidente da direção do clube, que, apesar de se mostrar feliz com os mais de 20 sócios presentes, vincou que a falta de participação dos associados, em espacial dos mais jovens, na vida do clube é a grande dificuldade.

“Somos uma coletividade em que falta juventude. Todos os anos preparamos um programa dirigido aos jovens, mas eles não aparecem. Estamos sempre a trabalhar com gente mais velha, não há aqui ninguém com menos de 50 anos e na direção todos têm mais de 60 anos”, lamentou.

Uma dificuldade que o clube tenta resolver ouvindo sugestões, mas que mesmo sendo implementadas acabam por não ter participação. “Não fazemos mais porque os sócios não ajudam”, disse, mostrando-se aberto a novas propostas.

Dá como exemplo um torneio de matraquilhos que o clube vai organizar no âmbito destas comemorações, sublinhando que se tiver adesão “o clube irá arranjar uma mesa para a sede”.

O CCD do Rodrigo, que tem sede no Jardim do Rodrigo, mantém o bar a funcionar e na sede tem jogos de tabuleiro, embora nesta altura, por falta de praticantes, não tenha a funcionar as equipas de Damas e Xadrez, embora estes e outros jogos se mantenham à disposição dos associados.

As comemorações do aniversário decorrem até 5 de outubro, dia em que terá lugar um torneio de matraquilhos (09:00) e um encontro de concertinas.

No programa há outros torneios, todos em setembro.  Dia 7 de sueca, dia 14 de setas, dia 15 de damas e dia 29 de dominó.

A apresentação do Livro “Noites de Solidão” de Nuno Gonçalo, dia 21 às 15:00, uma “cãominhada” marcada para dia 22 às 09:00 e “São Miguel no Centro”, dia 29 a partir das 15:00, são outras das iniciativas previstas.