Regresso às Aulas: GNR inicia ações de sensibilização nas escolas

A Guarda Nacional Republicana (GNR), no âmbito da Operação “Regresso às aulas 2024”, inicia um conjunto de ações de sensibilização dirigidas a alunos, professores e encarregados de educação, entre os dias 12 e 16 de setembro, em cerca de 5 mil escolas.

O objetivo das ações passa por “sensibilizar para a necessidade de adoção de comportamentos de autoproteção, ao nível da segurança em geral, de comportamentos inclusivos no seio da comunidade e prevenindo comportamentos desviantes da ordenação social”.


A GNR alerta para os perigos do bullying e ciberbullying que podem causar “um grande sofrimento emocional” e, em casos mais graves, impactar a saúde física e mental de crianças e jovens. “É necessário que a comunidade escolar esteja alerta para os sinais mais comuns de bullying e que saibam reagir e prevenir este tipo de crime”, sublinha.

Além disto, a Guarda Nacional Republicana (GNR) vai dar ênfase à segurança no transporte dos alunos para a escola, alertando “os condutores para a utilização dos cintos de segurança e dos sistemas de retenção para crianças”.

No decorrer da Operação “Regresso às aulas 2024”, a GNR vai dar a conhecer os militares responsáveis pelo Programa Escola Segura (PES), através da distribuição de contactos, garantindo uma maior “proximidade e consequente maior consciencialização dos diversos intervenientes da comunidade escolar para a importância da segurança escolar das crianças e jovens”.