A Biblioteca da Universidade da Beira Interior (UBI) vai receber, ao longo do mês de outubro, várias exposições, conferências e iniciativas de incentivo à leitura.
A Sala de Leitura da Biblioteca Central da UBI recebe a exposição de pintura “Da Luz que dá a Cores”, de Carlos Adaixo, “um artista autodidata com mais de 30 anos de carreira”. As suas obras exploram “a fusão entre o figurativo e o abstrato”.
Além da exposição de Carlos Adaixo, a Biblioteca da UBI também vai acolher, no âmbito das celebrações dos 50 anos do 25 de abril, a exposição “As Primeiras Horas de Liberdade registadas pelo Jornal do Fundão”, na qual se apresenta a edição de 5 de maio de 1974, “uma das mais marcantes na história do jornal”, que “documenta os primeiros momentos de liberdade na Beira Interior após 48 anos de ditadura”.
Estas exposições são abertas ao público, têm entrada gratuita e podem ser visitadas de segunda a sexta-feira, das 9:00 às 20:00, na Biblioteca Central da UBI.
“Guardiões da Biodiversidade” é uma exposição itinerante da Associação Guardiões da Serra da Estrela que a Biblioteca da UBI também vai receber no mês de outubro. A mostra inicia-se na Biblioteca da Faculdade de Ciências da Saúde, de 1 a 15 de outubro, segue para a Biblioteca da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, de 16 a 31 de outubro, e termina na Biblioteca Central, de 4 a 15 de novembro. Aberta ao público em geral, a exposição “visa reforçar a ligação das comunidades ao património ambiental, destacando a riqueza de espécies e biótopos”, e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9:00 às 20:00.
Para além disto, o Auditório da Biblioteca da UBI vai realizar, no dia 15 de outubro, às 16:00 horas, uma conferência intitulada “As agruras do exílio em Sôbolos rios de vão. “Doce canto em terra alheia?”. Esta conferência, que dá continuidade às celebrações dos 500 anos do nascimento de Luís de Camões, vai ser proferida pelo Professor Henrique Manso, docente da Faculdade de Artes e Letras da UBI. O evento é aberto a todos os interessados.
O Requisite e Leia “Covilhã” continua disponível até ao final do mês de outubro. . Esta iniciativa coincide com a celebração dos 154 anos da Elevação da Covilhã a cidade, que se comemora no dia 20 de outubro. Recorde que este projeto tem como “objetivo dar as boas-vindas a todos os alunos, enquanto promove o conhecimento e da história e cultura locais”.
Também “O Muro dos Livros” continua disponível, até 4 de outubro, no muro perto da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da UBI. Esta iniciativa pretende “promover o acesso à leitura”, permitindo que a população em geral possa levar e ler os livros de forma gratuita.