A 9.ª edição do certame “Os Pastores”, em Cortes do Meio, começa amanhã e decorre até dia 6 de outubro, com o firme propósito de celebrar as tradições da freguesia, em particular a pastorícia e os pastores locais.
Alexandre Barata, presidente da Filarmónica Recreativa Cortense, sublinha que para além do convívio, animação e gastronomia, “relembrar a tradição” e “homenagear os pastores da freguesia” são os objetivos que norteiam a organização.
Jorge Viegas, presidente da Junta de Freguesia de Cortes do Meio, sublinha que o “Pastores” tem superado as expectativas de ano para ano, e é já uma marca, não só na freguesia, mas em todo um concelho.
Sublinhar que em Cortes do Meio há ainda seis pastores no ativo, o mais novo na casa dos 30 anos e o mais velho já na casa dos 70 anos.
O presidente da Junta de Cortes do Meio frisa, ainda, que o certame é importante no trabalho de divulgação da freguesia. Vinca que o turismo é uma das apostas, nomeadamente com a promoção da marca “Capital das Piscinas Naturais”. O “Pastores” vem “potenciar o turismo numa época em que este costuma decrescer na freguesia”, detalhou.
Para completar a trilogia da pastorícia, este ano ao pastor e aos rebanhos junta-se o Cão Serra da Estrela, que estará em destaque no certame.
João Silvino, da Alpetratinia Cão Serra da Estrela, sublinha que a presença servirá para valorizar a parte funcional do Cão Serra da Estrela enquanto protetor de rebanhos.
José Miguel Oliveira, vereador com o pelouro dos eventos na Câmara Municipal da Covilhã, aproveitou a ocasião para realçar o calendário de eventos que já existe de Norte a Sul do concelho, e que celebram as tradições e as memórias coletivas, sendo este mais “um exemplo disso mesmo”.
Nos stands, denominados de “Abrigos”, ao longo dos três dias, haverá artesanato, produtos tradicionais e gastronomia local, com destaque para a chanfana.
Nesta edição haverá controlo de entradas, com pulseira (1 euro) que habilita os visitantes a uma estadia num empreendimento turístico na freguesia.
O evento tem orçamento de 10 mil euros.