A população de javalis em Penamacor está descontrolada e a tronar-se um problema na agricultura e na segurança rodoviária.
O grupo municipal “Abraçar Penamacor” propôs na última Assembleia Municipal que fosse criado um regulamento que implemente incentivos ao abate destes animais, por forma a controlar o seu número.
“Considerando a destruição, principalmente em áreas de cultivo, o incentivo pretende recompensar o esforço extraordinário das zonas de caça no seu abate, tendo como finalidade a minimização de prejuízos, bem como de acidentes rodoviários que se têm verificado”, disse Diogo Manteigas.
António Beites, presidente da Câmara Municipal, concorda que “este é um problema”, frisando que há agricultores, em especial na zona Norte que nem sequer cultivaram porque estes animais destroem tudo.
Recorda que o problema se agravou com a pandemia, porque não houve caça, e há agora um verdadeiro problema para se controlar a população, não só em Penamacor, mas em toda a região.
Uma situação que se agrava pelo que aconteceu em Monfortinho, com o abandono de caça maior, disse o autarca.
Sobre os apoios esclarece que o regulamento de apoio cinegético está em audiência prévia, sendo que na fase de audiência de interessados teve várias participações, mostrando-se convicto que em dezembro deve ser aprovado pela Assembleia Municipal e a partir de janeiro pode haver esse apoio financeiro.
A proposta da bancada independente foi aprovada com duas abstenções.