O grupo de trabalho encarregue de analisar os pedidos para desagregação das freguesias deverá “entregar os resultados para ratificação da comissão parlamentar do Poder Local após o dia 6 de dezembro”.
O deputado social-democrata Jorge Paulo Oliveira (PSD), coordenador do grupo de trabalho – freguesias, afirmou, em declarações à Agência Lusa, que “o grupo vai receber até 29 de novembro, depois de uma análise por técnicos, os processos entregues no parlamento por autarquias que querem ser separadas, ao abrigo do mecanismo simplificado para a desagregação de freguesias agregadas em 2013”.
Segundo avança a Lusa, o grupo prevê “tomar uma decisão sobre cada um dos pedidos em reuniões previstas para a primeira semana de dezembro e decidiu, por unanimidade, que os encontros irão decorrer com «reserva», à porta fechada, por ser um tema «de alguma delicadeza»”, acrescentou Jorge Paulo Oliveira.
Antes de encerrar os trabalhos, o grupo de trabalho vai remeter a sua análise à comissão do Poder Local, a qual ratificará, ou não, as decisões.
Do Concelho da Covilhã pediram desagregação Peso e Vales do Rio; Casegas e Ourondo; Barco e Coutada e Cantar-Galo e Vila do Carvalho.