Parque infantil e mural “Direitos das Crianças” inaugurados no Tortosendo

O Jardim Público do Tortosendo tem um renovado Parque Infantil enquadrado por um mural onde se sublinham os “Direitos das Crianças”.

As obras foram inauguradas este domingo, dia 13, numa iniciativa integrada nas comemorações dos 154 anos de elevação da Covilhã a cidade.


O parque infantil representa um investimento de 35 mil euros, e insere-se na rede de parques que a Câmara Municipal da Covilhã requalificou em todo o concelho.

Um investimento total de 320 mil euros, em quatro parques na cidade (Jardim Público, Café Primor, Jardim do Lago e Largo da Estação) e em 11 freguesias, nomeadamente em Unhais da Serra, Tortosendo, Aldeia São Francisco de Assis, Casegas, Sobral S. Miguel, Aldeia do Souto, Vale Formoso, Vila do Carvalho, Orjais, Peso e Peraboa.  

Depois de Unhais da Serra, este foi o segundo parque infantil do dia a ser inaugurado, para realçar “a importância destes espaços para o desenvolvimento dos mais pequenos”, disse Vítor Pereira

“As crianças hoje vivem muito em casa, vivem muito em ambiente escolar, de aulas, de ocupação de tempos livres e que estes nem sempre têm a ver com ambiente de brincadeira. Temos que os tirar dos sofás de suas casas, faz falta brincar”, disse.

No Tortosendo ao parque infantil junta-se o Mural Participativo “Os Direitos das Crianças”, que contou com a participação de crianças e jovens do projeto Quero Ser Mais E9G, desenvolvido no Tortosendo.

A conceção artística foi desenvolvida, este verão, pelas crianças e jovens, com apoio dos artistas Guilherme Silva e Helena Gadanho, em Oficinas Artísticas – Jovens em Cena, é alusiva aos direitos das crianças e surge como uma forma de dar voz ao direito à igualdade, direito a brincar, direito à habitação, direito à proteção, direito à educação e direito à vida.

Este é o primeiro de dois parques infantis a serem instalados na freguesia, recordou David Silva, presidente da Junta, recordando o acordo estabelecido com a Câmara Municipal da Covilhã.

“Nós temos que nos habituar a ver que vivemos em Portugal, não vivemos nos países onde abunda muito dinheiro. Houve aqui um “acordo de cavalheiros”, disse, descrevendo que havia “13 parques na freguesia e houve um acordo com a Câmara Municipal da Covilhã, para desativar parques obsoletos e investir em dois bons equipamentos, este no Jardim Público e outro no futuro Parque da Vila”.

David Silva explica que há críticas a esta opção, mas assume que “há contenção de valores e é preciso investir em equipamentos que valem a pena”, salientando o investimento que a autarquia está a fazer em todo o concelho. “Ganham as crianças da nossa freguesia e do concelho da Covilhã”, disse.

Este domingo foram inaugurados os parques infantis de Unhais da Serra e Tortosendo, no âmbito das comemorações do Dia da Cidade, na próxima semana, dia 19, será inaugurado o parque infantil de Casegas.