Vítor Pereira, que a 27 de setembro foi reeleito presidente da Federação Distrital do PS, depois de ter apresentado na moção que apresentou aos militantes a ambição de conquistar as autarquias que não têm gestão socialista, reiterou o objetivo, no sábado, no Congresso Federativo realizado em Penamacor.
“É total o empenho e o compromisso da Federação do PS com as concelhias para apoiar os autarcas e preparar o desfio eleitoral de 2025. Manter as oito autarquias que o PS lidera – Belmonte, Castelo Branco, Covilhã, Idanha-a-Nova, Penamacor, Proença-a-Nova, Sertã e Vila velha de Ródão e disputar com muita força, muito vigor, muita vontade, para ganhar o Fundão, Oleiros e Vila de Rei”, detalhou.
O congresso federativo realizou-se no sábado em Penamacor, “um grande momento de afirmação do partido”, descreveu Vítor Pereira.
“Um extraordinário ambiente de democracia interna, de camaradagem, de debate, de reflexão. Demos uma grande lição de democracia e vitalidade interna neste que é o maior partido português”, sublinhou.
Vítor Pereira na sua intervenção final agradeceu a confiança dos militantes que o reelegeram para o cargo, desafiando a trabalhar “em equipa e união” para atingir os objetivos que “têm em mente”.
“A renovação da vossa confiança representa um estímulo acrescido para o caminho que temos pela frente. É o reconhecimento do caminho de sucesso conseguido em conjunto, junto com uma estratégia vitoriosa iniciada há quatro anos”. “Uma estratégia e protagonistas que nos permitiram aumentar o número de Câmaras nas últimas autárquicas”, disse.
Vítor Pereira, assume que o mandato que agora se inicia “será exigente para o PS”.
Depois da eleição do Presidente da Federação e dos delegados ao congresso no dia 27, no sábado, dia 12, o congresso elegeu os restantes órgãos.
Para a Comissão Política Federativa foi eleita a lista encabeçada por Carlos Casteleiro, para a Comissão Federativa de Jurisdição a lista foi encabeçada por Pina Simão e a lista para a Comissão Federativa de Fiscalização Económica e Financeira a lista proposta é encabeçada por Paulo Borralinho.
Todas as listas foram eleitas com 95 votos a favor e 6 brancos.
Na primeira reunião da Comissão Política Federativa será eleita a mesa da Comissão e o Secretariado da Federação.