Pavilhão Desportivo Municipal Inatel já está ao “serviço da Covilhã e das suas associações”

Depois de uma “profunda” requalificação, o agora denominado Pavilhão Desportivo Municipal Inatel já está ao serviço das associações e de todos os que queiram praticar desporto, sublinhou Vítor Pereira, Presidente da Câmara Municipal da Covilhã, durante a cerimónia simbólica de inauguração que decorreu ontem à tarde.

Uma remodelação no valor de cerca de 643 mil e 800 euros. “Uma quantia apreciável, mas é um investimento, não é uma despesa”, sublinhou o autarca.


“Estamos a investir nos jovens, nas crianças, em todos nós, aqueles que, sendo mais seniores, têm condições para praticar desporto. Estamos a fazer um investimento no desporto, na saúde, no bem-estar, na alegria, na boa disposição”, disse.

As obras incidiram na cobertura, na requalificação do campo de jogos que foi alvo de pintura e envernizamento. Foi substituída a caixilharia, encerraram-se os vãos na fachada poente para acabar com o sol na quadra de jogo, foi ainda feita a pintura interior e exterior, criadas condições de acessibilidade ao público, nova iluminação, e substituição dos quadros elétricos e houve ainda intervenção nos esgotos, balneários, WC e em toda a zona exterior.

Esta remodelação resulta de uma parceria estabelecida com a Fundação Inatel, que cede o pavilhão por 20 anos ao município, renovado por períodos iguais, mediante o pagamento de uma renda mensal de 1600 euros.

O protocolo celebrado prevê a comparticipação da instituição na requalificação do pavilhão em cerca de 100 mil euros, sendo o restante suportado pela autarquia.

“Uma casa emblemática” recordou Vítor Pereira, sublinhando “a polivalência” do espaço, que agora fica ao dispor das associações e de todos os que queiram praticar os desportos compagináveis com a sua funcionalidade.

“Tem dimensões apreciáveis e estava há muitos anos a precisar de uma boa intervenção e ser colocado de forma mais cabal, mais adequada ao serviço e ao dispor das nossas agremiações das nossas associações”, disse.

Na cerimónia usou também da palavra Margarida Pereira, delegada regional da Fundação Inatel, que, de forma emocionada, agradeceu ao município a nova vida que as duas instituições proporcionam ao pavilhão.

“Estou bastante emocionada porque juntos somos mais fortes e a Câmara da Covilhã e a Fundação Inatel, juntos, conseguiam colocar este pavilhão novamente no centro da cidade, portanto, parabéns Câmara Municipal da Covilhã”, disse.

“Este pavilhão nasceu em 1973, foi o primeiro pavilhão da cidade. Foi utilizado por muitas associações”, recordou, sublinhando que “também foi muito utilizado pela Escola Secundária Campos Melo para a sua atividade desportiva”.

A responsável pela Fundação, recordou que já na sua infância frequentava o pavilhão e já na altura se recorda de ali ver chover. “é bom ver as mudanças”, disse.

“Eu, já com 10 anos, frequentava este pavilhão e via aqui chover. Portanto, estão feitas as obras para que os atletas tenham qualidade para a prática desportiva”, disse.

O pavilhão está pronto para a prática das modalidades de escalada, patinagem, basquetebol, futsal, andebol e voleibol.