Penamacor apoia associações desportivas do concelho em mais de 200 mil euros

O Município de Penamacor vai atribuir apoios anuais, contabilizados em mais de 200 mil euros, às associações desportivas do concelho, avançou António Beites, na reunião de Câmara que se realizou na passada sexta-feira, dia 18 de outubro.

A Associação Desportiva Penamacorense (ADEP) vai ser apoiada com 125 mil euros e a Associação Desportiva Recreativa e Cultural de Pedrogão de São Pedro com 80 mil euros. O Presidente da Câmara Municipal de Penamacor justifica o aumento do apoio e a diferença de valores entre as duas associações com a participação da ADEP na Terceira Divisão Nacional de Futsal, o que, além dos custos associados, implicou a constituição de escalões de formação na modalidade, além dos já existentes no futebol de 11 e de 7.


“Obviamente que a logística é completamente diferente. Até porque os custos, uma vez que têm mais escalões, são totalmente diferenciados. Hoje, a participação de qualquer escalão, mesmo o de formação, obriga a custos quase inacreditáveis. Quer os custos com a Associação de Futebol de Castelo Branco, quer os custos de policiamento para todos os jogos, independentemente das idades e dos escalões. E tudo isto tem de se pagar e é pago pelos clubes. E acho que nos compete a nós esta obrigação de reforçar os apoios para que as coisas possam correr bem”, esclarece o autarca.

António Beites acredita que, embora os valores tenham uma discrepância elevada, os apoios dados às duas associações desportivas são justos.

“Apesar de [o apoio à Associação Desportiva Recreativa e Cultural de Pedrogão de São Pedro] ser muito inferior ao da ADEP, é um reforço de mais 10 mil euros face ao ano transato. Creio que estamos, de facto, a ser generosos com ambos os clubes”, assegura o Presidente da Câmara de Penamacor.

Apesar do executivo ter deliberado, por unanimidade, esta proposta, José Ramos, vereador na Câmara Municipal de Penamacor, deixa a mensagem de que os clubes precisam perceber que o apoio do município “tem um limite” e que não “vive” apenas com a ADEP e com a o Pedrogão de São Pedro.

“Os apoios que aqui são dados são os apoios dentro daquilo que é possível, porque o concelho de Penamacor não vive só com a ADEP e com o Pedrogão, temos outras associações, temos as bandas, os ranchos, as associações de caça, as comissões de festas e todos trazem gente ao município. Tem havido aqui um aumento substancial em termos daquilo que é o apoio aos clubes desportivos que é muito elevado relativamente a outros apoios que são dados a outras associações e que não têm o mesmo valor ou aumento anual. A gente tem de perceber que isto tem um limite”, conclui.