O Município de Penamacor apresentou uma candidatura ao PDR 2020 – Programa de Desenvolvimento Rural 2014-2020 para a limpeza da Reserva Natural da Serra da Malcata, um projeto que visa a prevenção da floresta contra agentes bióticos e abióticos, avançou o Presidente da Câmara Municipal de Penamacor, António Beites Soares, na reunião de câmara que decorreu sexta-feira.
“O que temos aqui em cima da mesa é a limpeza de cerca de 200 hectares, tudo áreas públicas, áreas do ICNF, com financiamento no PDR, uma candidatura que o município fez. Isto são quatro mosaicos [de parcelas de gestão de combustível] dentro da reserva para o valor base de execução de 401 mil euros mais IVA, dentro de uma condição de prevenção florestal dentro da Reserva da Serra da Malcata”, explicou António Beites Soares.
O Presidente da Câmara Municipal de Penamacor aproveitou, ainda, para agradecer e felicitar todas as entidades que, durante este verão, zelaram pela prevenção florestal do concelho. António Beites Soares destaca também a quase ausência de incêndios no município.
“Depois de termos tido mais um ano sem grandes sobressaltos em termos de incêndios florestais no concelho, aproveito para felicitar todos os intervenientes que durante o verão zelaram pela condição da prevenção florestal no nosso concelho. Acho que ficamos outra vez com um conforto muito grande, este ano, pela quase ausência de incêndios. E todos aqueles que tivemos foram rapidamente dominados e controlados sem nenhum se expandir, o que revela que os meios e o mecanismo de prevenção e de combate, que estava assente no plano municipal da defesa da floresta do município, funcionou”, revela o autarca.