Sobral São Miguel foi a Casegas reclamar requalificação da estrada entre as duas aldeias

Um grupo de cerca habitantes de Sobral de São Miguel manifestou-se esta manhã, em Casegas, onde a Câmara Municipal da Covilhã inaugurou o parque infantil, para exigir a requalificação do troço Casegas – Sobral de São Miguel da estrada municipal 511.

Relatam que em todas as intervenções públicas sobre esta matéria, Vítor Pereira, presidente da Câmara Municipal da Covilhã, disse que a obra era prioritária. Dizem-se fartos de promessas e, desta forma, exigem garantias de que a estrada vai mesmo ser requalificada.


Sublinham que os serviços são cada vez mais centralizados na Covilhã e, diariamente, os sobralenses, incluindo as crianças para se deslocarem para as escolas do Paul e da Covilhã, tem de passar naquela estrada

Um troço que está profundamente degradado e não tem condições de segurança, diziam.

À chegada a Casegas, Vítor Pereira, parou e conversou com o grupo que o aguardava.

Elogiou a “forma ordeira e cordial” que o grupo usou para se manifestar e, não prometendo a obra, sublinhou que a autarquia está a envidar esforços para que esta seja lançada até final do mandato.

“Obviamente que o terem vindo aqui não acelera nem desacelera. Para mim, a causa continua a ser justa. O lembrarem-me dela, pois muito bem fazem muito bem, como dizia o doutor Mário Soares, há o direito à indignação, o direito ao protesto, o direito à reivindicação. E os senhores estão justamente a reivindicar o que é bom para a para a vossa terra. O que vos posso dizer, neste momento, é que vamos envidar todos os esforços para conseguirmos, ainda durante este mandato, pelo menos começá-la. Não vos posso prometer que a vou acabar, falta menos de 1 ano para o fim do mandato, mas basta que ela esteja lançada, e se nós a conseguirmos lançar, têm a garantia que ela se vai realizar”.

Vítor Pereira garantiu que “compreendia” o protesto, que considerou “justo e natural”, mas também recordou que “começou por fazer a entrada que estava em mísero estado”, entre as Pedras Lavradas e Sobral de São Miguel na estrada 511, mas que depois “foi preciso ir acudir a outros sítios”.

Recordou os troços já requalificados da estrada municipal 511 e outros que estão em andamento na região sul concelho, sublinhando que o troço entre Casegas e Sobral de São Miguel, continua “no rolo de trabalho” da autarquia e “ficará feliz se a conseguir lançar até final do mandato”.