O Teatro Municipal da Covilhã (TMC~) apresenta no próximo sábado, dia 2 de novembro, o espetáculo «Sakamoto – 1996», pelo trio composto por João Vasco (piano), Pedro Lopes (violino) e Fernando Costa (violoncelo).
Ryuichi Sakamoto é “um dos mais aclamados compositores do panorama internacional”. Um ano após o seu falecimento a sua música continua a ser celebrada e a inspirar públicos de todas as gerações, “reunindo um consenso de rara amplitude”. As bandas sonoras que criou para filmes como «O Último Imperador», «Babel», «Merry Christmas Mr. Lawrence» ou «O Monte dos Vendavais», foram reunidas, em 1996, no trabalho discográfico «1996», apresentado em duas digressões mundiais que “consolidaram decisivamente o estatuto mítico deste músico e compositor”, explica o TMC~ em nota de imprensa.
Neste concerto de tributo a Sakamoto, o TMC~ apresenta uma seleção de obras do disco «1996», interpretadas segundo as partituras originais, disponíveis numa limitada e rara edição, supervisionada e revista pelo próprio autor. O trio criado pelo pianista e compositor João Vasco é, atualmente, uma das poucas formações no mundo a apresentar a obra «1996» em concerto. João Vasco é autor do disco e concerto «2016» no qual homenageia Sakamoto, tendo criado obras musicais inspiradas no universo musical do compositor.
Para este concerto foram selecionadas 10 obras de «1996» e quatro obras de «2016», e, à semelhança das apresentações do próprio Sakamoto, todas as músicas vão ser acompanhadas por obras de vídeo arte, concebidas para este projeto por João Vasco, também fotógrafo e videasta premiado.
Os bilhetes do espetáculo têm um custo de 6 euros para o público em geral, 4,5 euros para pessoas com mais de 60 anos ou com menos de 30 anos e famílias até 2 adultos acompanhados de crianças até aos 12 anos de idade e 3 euros para portadores de atestado médico de incapacidade multiuso (> 60%) e respetivo acompanhante.