No âmbito do Dia Mundial do AVC, que se celebra a 27 de outubro, a Unidade de AVC da Unidade Local de Saúde da Cova da Beira associa-se à iniciativa nacional da Sociedade Portuguesa do AVC (SPAVC) e promove uma caminhada, em Castelo Novo, sob o mote “Pare o AVC, junte-se a nós”.
O ponto de encontro é às 10:00 no Largo da Igreja de Castelo Novo. A caminhada tem 2.7km, uma duração de cerca de duas horas e um grau de dificuldade fácil. A organização aconselha o uso de roupa e calçado confortável e pede aos participantes que usem uma peça de roupa vermelha ou branca, de modo a “maximizar o impacto da mensagem”.
Esta iniciativa, transversal a todo o território de Portugal continental e ilhas, visa promover hábitos de vida saudável, tais como a prática regular de atividade física, e sensibilizar a população sobre os sinais de alerta do AVC, fatores de risco e medidas preventivas, daquela que é a principal causa de mortalidade e incapacidade no nosso país.
A participação nesta caminhada é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia, até ao dia 23 de outubro, através do email: eventos@chcbeira.min-saude.pt.