Já tomaram posse os primeiros órgãos sociais da Brinc’Ar Livre – Associação para a Promoção do Desenvolvimento da Criança, que foi constituída a 30 de julho. O ato oficial de tomada de posse decorreu no sábado, dia 16.
Promover os direitos da criança na sua génese, e principalmente o seu direito “a brincar e a participar”, é o fundamento da associação, disse, em declarações à Rádio Clube da Covilhã, o presidente da direção Óscar Feliciano.
“O que nos pauta, a nossa inspiração, é defesa incondicional dos direitos da criança em todas as nossas ações, de acordo com as convecções das nações Unidas, da Constituição da Républica e a Cartas dos Direitos das Crianças, mais propriamente aqueles que consagram o direito a brincar e o direito à participação das crianças na nossa sociedade”, disse.
Trata-se de uma associação de desenvolvimento local, sem fins lucrativos, que tem como objetivos a promoção do desenvolvimento da criança, a todos os níveis, através de atividades e iniciativas que promovam o “brincar” junto da comunidade infantil, mas também a promoção de outras ações sociais, culturais, recreativas e desportivas em benefício das crianças.
A associação conta estabelecer parcerias e protocolos, tendo já planeado um vasto leque de ações que irá revelar logo que aprove o plano de atividades para 2025.
Avança, contudo, que a primeira ação será a participação no corso “Carnaval do Mundo”, inserido no Carnaval da Neve.
Um corso habitualmente é destinado a adultos, mas em que a associação estará com um grupo só de crianças, “para as trazer para as atividades da comunidade onde habitualmente só entram as pessoas mais adultas”, disse.
A associação está em negociações com a Câmara Municipal da Covilhã e outras entidades para encontrar uma sede. Em breve fará a sua apresentação ao público alvo, estando a organizar o plano de atividades para o próximo ano.
A direção da associação é presidida por Óscar Feliciano, tem como vice-presidente Catarina Gome, tesoureiro Hugo Vaz e Sara Silva como secretária. Vogais na direção são José Bicho, Nuno Simões e Cláudia Paulo.
A mesa da assembleia Geral tem como presidente António Vicente, primeiro secretário Rui Paulo e segundo secretário Francisco Pires.
O conselho fiscal é presidido por Bruna Dias, primeiro vogal Carlos Mogo e Marina Lameira é segunda secretária.