Conselho Geral da UBI: Elementos da comunidade académica estão eleitos

O processo eleitoral para a escolha dos elementos do Conselho Geral da Universidade da Beira Interior (CG-UBI) entre a comunidade académica ficou concluído ontem, dia 13 de novembro.

Para o grupo mais representado neste órgão, o corpo de “Professores e Investigadores”, a vitória recaiu na Lista B, que reuniu 68,42% dos votos, tendo elegido 10 representantes. A Lista A, com 31,58%, elegeu cinco conselheiros.


Por ordem de entrada no CG-UBI, vão fazer parte Bruno Daniel Ferreira da Costa (cabeça de lista da B), Ana Paula Coelho Duarte (B), Jorge Manuel Martins Barata (cabeça de lista da A), Jorge Manuel Maia Pereira (B), Marisa Sofia Fernandes Dinis de Almeida (B), Maria Eugénia Neto Ferrão da Silva (A), Paulo Gonçalves Pinheiro (B), Sandra da Costa Henriques Soares (B), António Manuel Neves Vicente (A), António Eduardo Vitória do Espírito Santo (B), Liliana Inácio Bernardino (B), Branca Maria Cardoso Monteiro da Silva (A), Alcides Almeida Monteiro (B), Joana Casteleiro Alves Pitrez Ferreira (B) e Ernesto Vilar Filgueiras (Lista A).

No segundo grupo mais representado no CG-UBI, o dos “Estudantes”, havia quatro listas candidatas. As listas C e D conseguiram eleger, ao alcançarem, respetivamente, 60,08% e 20,40% dos votos. Vão fazer parte João Silveira Nunes (cabeça de lista C), Camila Cid Ferreira Fernandes Torgal (C), Mafalda Antunes Ferreira Capinha (cabeça de lista D), Leandro Ferreira Matias (C) e Bernardo Miguel Brito Afonso (C).

O Pessoal Técnico, Administrativo e de Gestão elege apenas um elemento, com a escolha dos eleitores deste grupo a recair em Maria Manuela da Costa Campos Duarte (Lista B), que alcançou 52,14% dos votos.

Após a tomada de posse destes conselheiros, serão selecionados os oito membros cooptados, representantes da comunidade externa à UBI. Segue-se a escolha do presidente do CG-UBI, de entre os oito convidados. Com a constituição de 29 conselheiros finalizada e escolhido o líder do órgão, inicia-se a definição do processo eleitoral para a escolha do Reitor da UBI, para o mandato de 2025-2029.