Empresa francesa apoia cursos do Departamento de Eletromecânica da UBI

A Universidade da Beira Interior (UBI) estabeleceu com a empresa francesa POWERSYS um acordo de parceria para o ensino e aprendizagem, que vai “permitir aos estudantes a utilização de software da área da eletromecânica”, avança a UBI.

O protocolo, que envolve o Departamento de Engenharia Eletromecânica, concede um conjunto de 25 licenças para utilização do software SIMBA no apoio às aulas e às atividades de unidades curriculares dos cursos de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores e de Engenharia Eletromecânica.


Segundo a UBI, desta forma são disponibilizadas aos estudantes ferramentas de simulação avançada, no âmbito de sistemas de eletrónica de potência e controlo de atuadores, constituindo-se como um “contributo para o desenvolvimento dos conhecimentos e das competências dos futuros engenheiros da UBI”.

Numa fase posterior, pode ser alargado a atividades de investigação na UBI, em particular a estudantes de mestrado e de doutoramento. Simultaneamente, o protocolo “reforça o compromisso com a inovação e prevê, em particular, a colaboração no desenvolvimento conjunto de projetos de investigação e desenvolvimento (I&D)”.

Entre outras funcionalidades, o software SIMBA permite a simulação operacional de dispositivos semicondutores de potência, de sistemas de comando e controlo de atuadores, e de conversores de potência ligados a redes de distribuição de energia. Além dos modelos de dispositivos padrão e das bibliotecas de blocos funcionais pré-definidos, o software possibilita, através de API (Application Programming Interface) em Python, o recurso a várias funções e a modificação de parâmetros específicos de simulação.

A parceria foi dinamizada por iniciativa de José Salvado, docente do Departamento de Engenharia Eletromecânica, que operacionalizou os contactos com vista ao estabelecimento do acordo de cooperação assinado pela UBI.