O Município do Fundão, em conjunto com a Junta de Freguesia da Orca, o Smart Farm COLAB e a Cooperativa Agrícola dos Olivicultores do Fundão, vai assinalar o Dia Mundial da Oliveira na próxima terça-feira, dia 26 de novembro, na Casa do Queijo, na Orca.
A sessão de abertura começa às 10:00 e conta com a participação de Pedro Neto, vereador na Câmara Municipal do Fundão. Por volta das 10:30, Pedro Silveira (CMF) vai apresentar a palestra “Património Olivícola – Oliveira Milenar” acerca do “património olivícola como elemento nuclear das civilizações do Mediterrâneo e a importância da sua salvaguarda”.
Às 11:00, Livian Pian e André Duque apresentam a Plataforma de dados DigiFarm2all: uso de dados para o setor do olival. De acordo com o Município do Fundão, esta é “uma plataforma de gestão de dados integrada e de apoio à tomada de decisão que tem como base a informação que está a ser recolhida em tempo real”.
Às 12h00, a Cooperativa de Olivicultores do Fundão apresenta a prova sensorial de azeite, na qual vão ser abordadas “as características e atributos dos azeites que permitem estabelecer a sua qualidade”.
Para terminar as comemorações do Dia Mundial da Oliveira, vai ser feita, por volta das 12:30, uma demonstração da apanha da azeitona e uma visita ao olival onde se encontra a oliveira milenar.
A inscrição é gratuita e obrigatória através do e-mail gadr@cm-fundao.pt ou do contacto telefónico 275 779 060 (custo de uma chamada para a rede fixa nacional).