Museu de Lanifícios promove oficina “um lugar, uma planta oito cores”

Amanhã, dia 2 de novembro, entre as 14:30 e as 18:00, na Real Fábrica Veiga, o Museu de Lanifícios promove a oficina “Um lugar, uma planta, oito cores”, orientada por Marta Leite.

“Descobrir a diversidade de cores que nos proporciona a tinturaria natural usando uma só planta”, é o objetivo da oficina cuja inscrição é gratuita.


Inicia-se com uma visita guiada à exposição, «9 Cores, 3 Geografias» de Marta Leite, patente ao público até 2 de novembro, na Galeria da Real Fábrica Veiga, que mostra a diversidade cromática de múltiplos lugares através da flora que os habita.

A seguir, na oficina têxtil, os participantes irão explorar o tingimento com ramos de oliveira, descobrindo quantas cores se obtêm com esta planta.

A extração dos banhos de cor, a preparação das fibras e a modificação de cores serão feitos com base nas receitas de mestres tintureiros franceses do séc. XVIII, atualmente em estudo no âmbito do projeto de investigação REVIVE: os fios do passado a tecer o futuro: as cores da Real Fábrica da Lanifícios da Covilhã, 1764-1850.

No final, cada participante levará para casa as amostras de tingimento e a respetiva receita.