O Re-UNITA – Research for UNITA vai disponibilizar a toda a comunidade um e-book que reúne conteúdos explorados numa das iniciativas deste projeto dedicado a promover a investigação, nas instituições do consórcio UNITA – Universitas Montium.
De acordo com a UBI, “o livro em formato digital apresenta os resultados obtidos nos workshops de dois dias, que tiveram lugar na Universidade da Beira Interior (UBI), em abril, centrados em áreas científicas da Economia Circular, Património Cultural e Energias Renováveis”.
O e-book, intitulado “Re-UNITA Workshops – Research Challenges for Cultural Heritage, Circular Economy and Renewable Energies in rural and mountain areas”, publicado através da “UBI Edições”, reúne os resultados das apresentações e discussões realizadas nos três Workshops temáticos, ficando disponível em acesso livre para toda a comunidade académica e científica.
Para Sílvia Socorro, vice-Reitora para a Investigação, Inovação e Desenvolvimento da UBI, “o e-book compila o conhecimento coletivo gerado durante os workshops. Inclui os contributos dos participantes nas sessões da Parte I – Apresentação de projetos de investigação (8), e os temas de discussão nas sessões da Mesa Redonda da Parte II (16). No geral, são fornecidos detalhes de projetos em curso, resumos de discussões e mensagens importantes”, salienta.
Sílvia Socorro considera, ainda, que o e-book é um “recurso valioso” e um “testemunho dos resultados impactantes do projeto Re-UNITA, que termina a 31 de outubro deste ano, na “promoção de esforços de investigação colaborativa em toda a aliança UNITA”. A vice-Reitora para a Investigação, Inovação e Desenvolvimento da UBI acrescenta que o livro “fornece conhecimentos e estratégias práticas que podem ser aplicadas em vários contextos para impulsionar mudanças positivas, capacitando a comunidade para desenvolver ainda mais a identidade de investigação da UNITA”, explica.
Os Workshops Re-UNITA consistiram em apresentações e mesas redondas, atividades que criaram oportunidades de networking para os investigadores das Universidades parceiras, “visando a discussão do desenvolvimento científico e dos principais desafios de investigação das várias áreas”. As diferentes sessões promoveram ainda o “estabelecimento de novas colaborações e possibilidades de respostas conjuntas a chamadas internacionais de projetos ou coorientação de teses”.
Frédéric Marias, coordenador do Projeto Re-UNITA, destaca que “o Workshop serviu como uma plataforma única para iniciar conversas, promover ligações entre investigadores e explorar os últimos avanços nas atividades de investigação da Re-UNITA”, salientando, ainda, o “objetivo de facilitar um ambiente onde os «insights» ultrapassam as fronteiras tradicionais, permitindo que os participantes se envolvam em diálogos significativos e projetos colaborativos”.
O projeto da Re-UNITA teve início em setembro de 2021 e veio complementar o projeto UNITA original, de modo a desenvolver uma agenda comum de investigação e inovação em torno de três tópicos: património cultural, energias renováveis e economia circular.