Oriental de São Martinho celebra 70 anos com olhos postos no futuro

O Oriental de São Martinho, da Covilhã, celebrou no sábado, dia 16, 70 anos de uma “história grandiosa”, repleta de “êxitos e glórias”, que orgulham a coletividade e os seus dirigentes, sublinhou Francisco Mota, presidente da direção do clube, durante a sessão solene comemorativa da efeméride.

Sublinhando que em dia de aniversário é “bom refletir” sobre “o ser orientalista”, aponta que a coletividade a que preside se soube “adaptar a novas realidades”, realizando atividades que chegam a todos, conseguindo, assim, a “reconstrução da família orientalista”.


“Se conseguimos, integralmente, então teremos sabido responder positivamente. Julgo que estaremos no lado certo da estrada”, disse.

Realça que 2024 tem sido um ano de “muitas contrariedades”, mas que ainda assim a coletividade não deixou de planear e executar atividades, dando conta que todas estão em funcionamento, desde o pool, ao boxe, passando pelo andebol em parceria com a AAUBI.

Recordou também o projeto “Musical for Kids”, com 30 crianças, que em breve irá apresentar um “grande espetáculo de teatro musical” e a festa popular realizada em setembro que foi um êxito, tal como o foi a participação nas Marchas Populares e no Carnaval da Neve.

O Oriental é isto, “é cultura e desporto”, sublinhou o dirigente.

“O Oriental é isto. É cultura e desporto, intercâmbio de gerações, incubadora de talentos, em suma é o verdadeiro “Paradigma de Vivências” que era o nosso lema nos 50 anos do Oriental”, disse.

Francisco Mota reforça também que “o êxito do Oriental de São Martinho, no seu particular, pode ser o caminho comum do associativismo covilhanense no seu todo, porque dialogamos, estabelecemos parcerias e somos agentes atuantes”.

Um percurso de êxitos que deve continuar, deu conta José Miguel Oliveira, vereador com o Pelouro do Associativismo na Câmara Municipal da Covilhã, durante o seu discurso na cerimónia, vincando que o trabalho das associações do concelho “não tem preço”.

“Continuem neste percurso de sucessos, de realizações, inovem”, exortou. “As associações fazem um trabalho que não tem preço. Nós (Câmara Municipal) ajudamos, estamos ao lado, apoiamos, tentamos atribuir um valor monetário a esse trabalho para ajudar, mas, ao final do dia, vocês, associações, fazem um trabalho que não tem preço” disse.

As comemorações dos 70 anos do Oriental de São Martinho vão ter outro momento alto a 11 de janeiro de 2025 com a realização de um concerto comemorativo que conta com a participação especial da banda Filarmónica do Paul e dos talentos do Oriental.

Ainda inseridos nestas celebrações serão realizados torneios internos de várias modalidades e o tradicional Torneio de Natal em Xadrez.