A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Fundão reforçou, através de uma viagem a França, laços de união e camaradagem com os Sapeurs-Pompiers d’Uzès. Durante a viagem, os Bombeiros Voluntários do Fundão participaram na comemoração de Santa Bárbara, padroeira dos bombeiros franceses, “um momento de grande significado que celebrou os bombeiros vivos e homenageou os falecidos”.
Segundo nota de imprensa, os bombeiros do Fundão visitaram a Base de Sécurité Civile, em Nîmes, “um centro crucial para a coordenação das operações aéreas de combate a incêndios florestais durante o verão em todo o território francês”. Nessa localidade, deslocaram-se, ainda, ao Groupement d’Hélicoptères de la Sécurité Civile (GHSC), onde se concentram as operações de resgate aéreo de vítimas.
A viagem a França contou, também, com a visita ao Centre Opérationnel Départemental d’Incendie et de Secours (CODIS) do Departamento do Gard, que coordena as atividades operacionais do Serviço Departamental de Incêndio e Socorro (SDIS) e é responsável pela triagem e encaminhamento das chamadas de emergência na região. A experiência permitiu aos bombeiros do Fundão “compreender melhor a organização e o funcionamento de sistemas de emergência em contexto internacional”.
No âmbito da geminação entre localidades, aconteceu uma receção na Mairie de Montaren-et-Saint-Médiers, um encontro que “reforçou os laços históricos e institucionais entre as duas comunidades”. Adicionalmente, foi realizada uma receção na Mairie d’Uzès.
De acordo com os Bombeiros Voluntários do Fundão, esta visita internacional “representou uma oportunidade única para a troca de experiências e boas práticas, fortalecendo a cooperação entre corporações e consolidando uma relação de amizade e profissionalismo que promete trazer benefícios duradouros”.