O «Natal com Arte 2024», organizado pela Câmara Municipal da Covilhã, culminou ontem com a realização da iniciativa «A Montanha desce à Cidade com os Reis». Regina Gouveia assegurou que foi uma edição muito positiva.
“São Pedro ajudou muito. Tivemos um Natal sem chuva ou praticamente sem chuva. Eu própria procurei saber, junto de quem estava no Mercadinho de Natal, como tinha corrido e disseram-me que foi muito bom. Houve mais dinâmicas e mais pessoas a comprarem e a verem também. Portanto foi um «Natal com Arte» muito positivo”, avançou.
A vereadora com o pelouro da Cultura na Câmara Municipal da Covilhã destacou a venda de produtos locais e regionais, as oficinas para crianças, os concertos, as histórias, as exposições e a mais recente pista de gelo.
Regina Gouveia admitiu, ainda, que há muitos turistas a visitar a Covilhã e a Serra da Estrela na quadra natalícia.
“Em termos de turismo, nós percebemos que temos muitos turistas nesta altura. Vão para a Serra durante o dia e a partir das 16:00 regressam à cidade. Encontram, depois, no âmbito do Natal com Arte, a possibilidade de realizarem atividades diferentes, conhecerem produtos e as pessoas que nos caraterizam e que são da nossa cultura”, disse.
Quanto à iniciativa «A Montanha desce à Cidade com os Reis», que marcou o encerramento do «Natal com Arte 2024», a vereadora garantiu que esta é “uma ocasião muito especial para promovermos e valorizarmos os territórios próximos à montanha e à serra”, bem como as suas “tradições, produtos e vivências”.
“É uma ocasião muito especial para virem (as aldeias e vilas de montanha) com os Reis à cidade, trazerem as tradições, produtos e vivências, porque falam entre si e falam com que vive na cidade ou com quem passa na cidade”, afirmou.
Em declarações à RCC, Regina Gouveia confidenciou que este é o primeiro ano a realizar a iniciativa dentro de uma tenda e que “será de manter este formato” em edições futuras, uma vez que “possibilita outro conforto a quem está cá todo o dia e a quem visita”. “A Montanha fica muito bem abrigada desta forma”, concluiu a vereadora.