Quatro filmes da UBI nomeados para os Prémios Sophia Estudante 2025

Quatro filmes de estudantes da Universidade da Beira Interior (UBI) estão nomeados, em três categorias, para os Prémios Sophia Estudante 2025, avança a instituição.

De acordo com a UBI, nesta edição, estão nomeados, na categoria de «Melhor Curta-Metragem Documentário», a curta «De Sol a Sol», de Joana Afonso, e a curta «Mãos da Terra», de Luís Sequeira.


«Natureza Morta», realizado por David Figueiredo, é um dos escolhidos para a categoria «Melhor Curta-Metragem Experimental», enquanto «Não Sei o Que Fazer Com as Mãos», de Marta Delgado e Luís Miguel Rocha, está indicado para «Melhor Curta-Metragem Ficção».

A iniciativa, organizada pela Academia Portuguesa de Cinema, pretende “incentivar e premiar futuros cineastas, proporcionar aos estabelecimentos de ensino com cursos de cinema e audiovisual a oportunidade de mostrarem os trabalhos desenvolvidos em contexto escolar e promover a partilha de conhecimentos e o diálogo entre docentes e alunos, de diferentes contextos”, explica a UBI.

A 11.ª edição dos Prémios Sophia Estudante tem lugar entre os dias 20 e 23 de fevereiro, no Auditório Municipal de Albufeira.