Trienal de Design da Covilhã: abertas candidaturas para residências artísticas em fábricas

Encontram-se abertas, até ao dia 10 de fevereiro, as candidaturas a seis residências artísticas em fábricas têxteis, numa atividade que se insere na programação da Trienal de Design da Covilhã, avança a Câmara Municipal em nota de imprensa.

Destinada a designers profissionais esta ‘open-call’ abre a oportunidade de participar em seis residências de caráter criativo e com forte pendor técnico, que vão decorrer em três fábricas da região, a Transformadora e a J Gomes, na Covilhã e a Burel Factory, em Manteigas. Os resultados finais serão expostos na Trienal de Design da Covilhã.


As residências têm como objetivo utilizar matérias-primas e processos de fabrico em contexto industrial e como parte de um processo criativo onde o design é a disciplina propulsora, está explicado no documento.

Cada residência tem a duração de quatro semanas, de 14 de março a 14 de abril, estando prevista a inauguração de uma exposição que mostra o trabalho desenvolvido para o fim-de-semana de 11 a 13 de abril, período que corresponde à Conferência Internacional, um dos momentos-chave da Trienal de Design da Covilhã.

O período de candidaturas decorre até às 18:00 do dia 10 de fevereiro de 2025. Os resultados vão ser divulgados até ao dia 14 de fevereiro de 2025.

A Trienal de Design da Covilhã é uma iniciativa promovida pelo Município da Covilhã, no âmbito do Plano de Ação da Cidade Criativa da UNESCO na área do Design.

A primeira edição, que decorrerá ao longo da primavera de 2025, é organizada pela Ideias Emergentes e assume o tema “Paisagens Têxteis”.

As características completas, bem como a descrição técnica dos equipamentos e os dados de candidatura podem ser consultadas em https://trienaldesigncovilha.pt/2025-residencias-fabricas/