O Rancho Folclórico Coração de Maria do Ferro, fundado a 6 de janeiro de 1995, vai comemorar 30 anos amanhã, dia 15 de fevereiro. Nuno Venâncio, presidente da associação, mantem os olhos postos no futuro.
Em declarações à RCC, Nuno Venâncio explicou que as comemorações do aniversário, realizadas de cinco em cinco anos, são simbólicas e têm como objetivo assinalar o dia e homenagear todos aqueles que passaram pelo Rancho Folclórico.
“Há cerca de 10 anos, começámos a celebrar o aniversário de cinco em cinco anos. Internamente festejamos entre nós, mas, aberto ao povo, temos optado por festejar de cinco em cinco anos. Fazemos sempre um pequeno baile, aberto a toda a população e a quem nos queira visitar, e depois partimos o bolo. Todos os anos fazemos pequenas homenagens a quem está ou já passou pelo nosso grupo”, afirmou o presidente.
Questionado sobre a melhor prenda de aniversário que o Rancho Folclórico Coração de Maria do Ferro poderia receber, Nuno Venâncio destacou a entrada de mais pessoas. Neste momento, entre o Grupo Folclórico e o Grupo de Cantares, contam-se cerca de 50 integrantes, mas o presidente acredita que a entrada de jovens seria uma “garantia” da “continuidade do legado”.
“A melhor prenda de aniversário que poderíamos receber era a entrada de mais pessoas. Mais jovens a quererem entrar e estar connosco. Isso seria uma garantia da continuidade, que isto não iria acabar e duraria muitos anos, porque infelizmente existem poucas pessoas jovens que queiram estar neste tipo de atividades. Lá está, seria a continuidade de um legado”, assegurou.
Aos 30 anos, o Rancho Folclórico mantém os olhos postos no futuro. Depois de, há cerca de três anos, ter aberto o Grupo de Cantares, Nuno Venâncio desvendou a intenção de abrir novo grupo cultural e tradicional.
“Nós estamos a tentar abrir outro setor dentro da nossa associação. Uma vez que já temos o Grupo Folclórico e o Grupo de Cantares, estamos a ver que outra área cultural e tradicional poderíamos abrir. Já foi pensado termos um Grupo de Bombos associado a nós”, revelou o presidente.
Quanto a eventos futuros, o presidente do Rancho Folclórico Coração de Maria do Ferro mencionou o Festival de Folclore, em agosto, e o Festival do Arroz Doce, que este ano vai decorrer entre os dias 26 e 27 de abril.
Recordar que, do programa da comemoração do aniversário, a realizar no pavilhão da Associação do Centro Social do Sagrado Coração de Maria, fazem parte o espetáculo dos “HM Show”, às 21:00, e o partir do bolo, às 22:30.