A primeira edição da Covilhã Innov Summit “será mais espaço de inspiração e de partilha de conhecimento e de experiências”, aponta Hélio Fazendeiro, Chefe do Gabinete do Presidente e responsável do Município na organização do evento.
Trata-se de uma organização conjunta entre a Câmara Municipal da Covilhã e a Universidade da Beira Interior, que vai decorrer no Teatro Municipal entre 12 e 14 de março. Um evento focado na dinamização do ecossistema empresarial da região e na promoção de tecnologias, inovação e empreendedorismo.
Segundo aponta o responsável a iniciativa “coaduna-se com a estratégia que o Município da Covilhã tem vindo a seguir para a atração de investimento e criação de novos postos de trabalho”.
Hélio Fazendeiro também destaca a importância da realização desta iniciativa para confirmar e valorizar os grandes projetos que já estão a ser desenvolvidos no Concelho e na região.
Realça igualmente a parceria estabelecida com a UBI para a realização da Covilhã Innov Summit, frisando que “será uma oportunidade única para aprender e partilhar ideias e, sobretudo, para fortalecer a Covilhã como um polo de inovação e atração de investimento”.
Aponta a importância da UBI para afirmar a região como motor de desenvolvimento tecnológico e de inovação. Dina Pereira, Diretora Executiva da UBIMedical, responsável da UBI na organização do evento, frisa que este deverá “servir de catalisador para, juntamente com decisores e políticos, alavancar medidas e instrumentos para incentivar o crescimento das ‘startups’ que aqui nascem, para se projetarem a nível global”, aponta. “Vão ser três dias de discussão rica, viva e fértil, entre empreendedores, inovadores, decisores políticos, facilitadores e investidores, todos a remar no mesmo sentido – colocar a inovação da região no Mundo”, conclui.
A Covilhã Innov Summit será desenvolvida em formato de uma grande conferência que engloba a realização de palestras, mesas redondas, debates, competições tecnológicas e ‘workshops’.
Entre os nomes já confirmados estão Joaquim Miranda Sarmento, Ministro de Estado e das Finanças, Ana Abrunhosa, Deputada e Ex-Ministra da Coesão Territorial, António Brochado Correia, PWC Territory Senior Partner, João Costa Ribeiro, Galp Lead Open Innovation Manager.