A Praça Amália Rodrigues, no Fundão, está a ser alvo de uma requalificação estratégica no âmbito do projeto Route 25, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), avança o Município do Fundão.
De acordo com a nota de imprensa enviada à RCC, esta intervenção, que teve início a 15 de janeiro, visa “modernizar o espaço urbano através da implementação de soluções de mobilidade inteligente e sustentável”.
“O projeto foca-se no desenvolvimento de soluções avançadas de mobilidade assistida, autónoma e conectada, explorando tecnologias inovadoras para tornar as cidades mais inteligentes e eficientes”, pode ler-se no documento.
A requalificação da Praça Amália Rodrigues passa pela reorganização do estacionamento para maior eficiência e acessibilidade; pela sensorização para monitorizar a ocupação e fornecer dados em tempo real; pela colocação de postes de iluminação com carregamento para veículos elétricos incorporado, promovendo a mobilidade sustentável; pela iluminação LED multifuncional, garantindo eficiência energética e segurança e pela integração com plataformas de mobilidade urbana, facilitando a gestão do espaço.
Esta requalificação estratégica “reflete o compromisso do Município do Fundão com a inovação e a sustentabilidade urbana, posicionando a cidade como um exemplo de boas práticas em mobilidade inteligente”.
“A implementação destas soluções tecnológicas reforça a estratégia local de descarbonização, eficiência energética e melhoria da qualidade de vida dos cidadãos”, conclui a nota.