“The Bull”, obra da autoria de Nuno Miles, natural da aldeia de Alfaiates, no concelho do Sabugal, onde executou o mural, foi eleito o melhor mural do mundo por uma plataforma digital que observa arte de rua.
O artista era o único representante de Portugal e a obra chamou a atenção do júri e do público o que lhe deu a vitória.
É o resultado de uma ideia que tinha há muito na gaveta e que só foi concretizada após o presidente da junta local o desafiar a criar algo naquela parede.
Numa entrevista ao NIT o artista afirma que já observava aquela parede desde que era miúdo e sempre pensou que faltava ali alguma coisa. “O potencial era quase infinito.”
Na criação, que tem cerca de nove metros, usou spray, trincha e rolo e relata que o trabalho ficou concluído em apenas três dias.
“As gentes da raia são como este majestoso touro: imponentes, fortes e indomáveis! Um mural que me deu um prazer enorme em realizar, não só por ter sido executado na minha terra, mas também pela dimensão do desafio! Agradeço à freguesia de Alfaiates a confiança e a liberdade criativa”, escreveu o artista sobre a obra na sua página de Instagram em julho do ano passado.