Concurso Internacional de Percussão está de volta com “edição mais forte e mais completa” de sempre

O VI Concurso Internacional de Percussão está de volta, entre os dias 11 e 15 de abril, para a “edição mais forte e mais completa” até hoje. O concurso vai contar com 68 concorrentes, o maior número de candidatos de sempre. Desde 2016 já participaram no concurso um total de 290 candidatos.

Os candidatos são provenientes de vários países do mundo, desde Portugal, Holanda, Espanha, Suíça, Venezuela, Itália, França e Alemanha, Japão, Hungria, Brasil, Taiwan e Noruega.


Portugal está representado no concurso com inscritos de Lagos, Évora, Lisboa, Porto, Braga, Guimarães, Bragança, Viseu e Castelo Branco.

Regina Gouveia, vereadora com o pelouro da cultura na Câmara Municipal da Covilhã, destacou o facto de existirem vencedores na categoria D (grupo etário mais avançado) que hoje são professores de percussão e acabam, desta forma, por incentivar os seus alunos a participar no concurso de percussão.

“Este concurso já tem uma relação com os músicos e os percussionistas em diferentes gerações e isso é algo que nos orgulha. É um caminho a continuar a trilhar”, destacou a vereadora.

O maestro Luís Cipriano, diretor artístico do concurso e presidente da Associação Cultural da Beira Interior, destacou uma edição “mais forte e completa”, com a inclusão de algumas novidades, entre elas master classes, workshops e, ainda, um festival. Luís Cipriano destacou, ainda, o prestígio alcançado pelo evento e deu o exemplo de um vencedor que participou pelo concurso em si e não pelo prémio.

O maestro explicou que os prémios a atribuir não são em dinheiro, mas sim em instrumentos musicais. Regina Gouveia deu conta que, ao longo das edições do concurso, já foram entregues mais de 90 mil euros em prémios.

Em relação aos workshops, os alunos que não sejam selecionados para as fases seguintes, ficam automaticamente inscritos nestas sessões.

Um dos workshops, a realizar na segunda-feira, dia 31 de março, é destinado a cerca de 110 alunos do 1º ciclo das escolas da Covilhã, com a finalidade de criar uma mala pedagógica de instrumentos, a oferecer a uma escola do concelho.

Quanto à componente de festival, o Restaurante Comfusão, o Teatro Municipal da Covilhã e a Banda da Covilhã vão acolher diversos concertos, no âmbito deste evento.

O VI Concurso Internacional de Percussão conta com a organização da Câmara Municipal da Covilhã e da Associação Cultural da Beira Interior e com o apoio da ICOVI e Majestic.