Dia Nacional do Estudante: AAUBI expõe problemas dos estudantes junto do Governo

A Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI) assinalou o Dia Nacional do Estudante, que se celebra a 24 de março, ao participar ativamente em ações de reivindicações junto do Governo. Durante a manhã, a AAUBI participou numa reunião com Pedro Nuno Santos, Secretário-Geral do Partido Socialista. Já no período da tarde, várias associações académicas reuniram com o Governo de Portugal, “dando voz às preocupações dos estudantes” junto dos ministros responsáveis pelas pastas da educação e juventude.

De acordo com a nota de imprensa enviada à RCC, a AAUBI destaca que, nas duas reuniões, “fez questão de sublinhar temas como o subfinanciamento que a UBI enfrenta, a necessidade de revisão da fórmula de financiamento das instituições de Ensino Superior , a falta de camas de alojamento de ação social, a problemática da eliminação da Covilhã como local de realização da Prova Nacional de Acesso de Medicina, a necessidade de desenvolvimento de políticas de fixação de talento no interior e a redução da representação estudantil na revisão do Regime Jurídico das Instituições do Ensino Superior”, pode ler-se no documento.


Anteriormente, na Covilhã, a AAUBI já tinha contactado os diversos Núcleos de Estudantes, de forma a identificar as principais dificuldades dos cursos, reforçando “a visibilidade das exigências estudantis”.

Desta forma, a AAUBI reafirma o seu compromisso em ser “uma voz ativa na defesa dos direitos e necessidades dos estudantes”.

Foto: AAUBI