A 9ª edição do Quartel Electrão, que decorreu ao longo de 2024, “foi a melhor de sempre desde que a campanha foi lançada”, anuncia a organização. Foram recolhidas mais de 2.700 toneladas de pilhas, lâmpadas e outros equipamentos elétricos, sendo que a corporação do Fundão foi a que mais recolheu e por isso ganhou o primeiro prémio.
Uma viatura ligeira combate a incêndios no valor de 70 mil euros é o prémio que recebe a corporação do Fundão. A associação recolheu mais de 118 toneladas de equipamentos elétricos usados, 100 quilos de lâmpadas e 82 quilos de pilhas e baterias.
A campanha, no ano passado, aumentou, também, o número de associações aderentes, com um total de 217 associações humanitárias de bombeiros voluntários de todo o país.
Em 2024, foram recolhidas, mais concretamente, 2.725 toneladas de equipamentos elétricos usados; 29 toneladas de pilhas e baterias e 19 toneladas de lâmpadas.
O valor global dos prémios a atribuir às associações aderentes ascende a mais de 316 mil euros. É, também, o valor mais elevado concedido no âmbito da campanha, que no ano passado já tinha distribuído 270 mil euros em prémios.
Além da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Fundão foi também premiada (segundo prémio), com cinco mil euros para equipamentos de proteção individual, a associação de bombeiros de Cantanhede (Coimbra). Foi também entregue um prémio especial com o mesmo valor para a Associação dos Bombeiros Voluntários de Almeirim (Santarém).
Foram ainda entregues prémios regionais, no valor de 750 euros em cartões pré-pagos de combustíveis. Todas as associações recebem, adicionalmente, entre outros incentivos, 75 euros por cada tonelada de equipamentos elétricos recolhida e 150 euros por cada tonelada de pilhas e baterias.
O Electrão recorda que já está a decorrer a 10.ª edição do “Quartel Electrão”, que termina a 30 de novembro.