Trienal: Conferência Internacional debate caminhos do design contemporâneo

No âmbito da Trienal de Design da Covilhã, o Teatro Municipal da Covilhã vai reunir, nos dias 11 e 12 de abril, vários designers nacionais e internacionais na Conferência Internacional «Os Dias da Primavera», um evento que vai “transformar a cidade num centro nevrálgico de reflexão sobre o design contemporâneo”, avança o Município da Covilhã.

Segundo nota de imprensa, ao longo de dois dias, vai haver “troca de ideias, vivências e experiências”, sendo que os temas da Trienal – práticas situadas e abordagem bioregional ao design – vão ser explorados pela “voz de quem os põe em prática todos os dias e pela voz de designers, autores e representantes dos vários projetos em exposição na Trienal”, pode ler-se.


O programa arranca a 11 de abril com «Compromissos a Longo Prazo», com Ioana Man (Faber Futures) e Marcelo Rosenbaum (Instituto A Gente Transforma); «Causas e Oportunidades», com Xabier Díaz de Cerio (Fabrica de Ideas) e Joelson Leal (Kriolish).

«Práticas e Pedagogias» também vão estar em cima da mesa, com o Studio Silva Systems e LINA Fellows: Planting Solidarity + szabadonbalaton x gubahámori, seguindo-se o painel «Trabalhar com o saber-fazer local», com as designers e o designer residentes nas fábricas, selecionados a partir de uma “open cal” internacional.

Às 17:30, Vera Sacchetti e Frederico Duarte conversam com Vivien Tauchmann, designer convidada da Trienal, sobre o processo de uma residência criativa.

No fim do primeiro dia, às 19:00, no Mercado Municipal decorre a abertura da exposição de Cindy Steiler, artista multimédia, incluída no programa da Ideias Emergentes «Experimentar o Têxtil».

No segundo dia da conferência, a 12 de abril, realiza-se o painel internacional «Conhecimento e Intervenção Territorial», com Jingyi Lu (Róng Design Library, China), Marcelo Rosenbaum (Instituto A Gente Transforma) e Ciprian Stefan (Astra Museum, da Roménia) e o painel nacional «Conhecimento e Intervenção Territorial», com Fernando Rei + Guida Fonseca, Tiago Frois (Oficinas do Convento) e Rosa Pomar.

Durante a tarde, «Caminhos bioregionais», conta com a participação de Henna Burney e Jonas + Denizay (Studio Eidola), enquanto que no painel «Colaborações Sustentáveis» vão estar Ana Mir + Emili Padrós (Emiliana Design Studio) e Joana Mouta (Artek).

Às 17:30 decorre um “wrap-up” da conferência por Álvaro Domingues (keynote).

A terminar, acontece a abertura da exposição das residências nas fábricas n’A Transformadora, às 19:30.

Programa completo AQUI.