O protocolo para a criação do Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes, CLAIM, foi aprovado por unanimidade na reunião pública da Câmara Municipal de Belmonte esta quinta-feira, dia 17.
O Centro irá funcionar no espaço onde se situa também o Gabinete de Apoio ao Emigrante, explicou o presidente António Dias Rocha.
Sublinha que o centro está criado, terá três técnicos, aguardando-se que a sua formação termine para que entrem em funções.
“Será ali prestado todo o apoio aos migrantes que estejam em Belmonte e que precisem de apoio. Estamos muito satisfeitos por criar esta estrutura”, disse, referindo-se à AIMA, Agência para a Integração, Migrações e Asilo, com quem foi estabelecido o protocolo de cooperação.
Os Centros Locais de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM) são gabinetes ou espaços de acolhimento, informação e apoio destinados a ajudar os migrantes em diferentes áreas como a Regularização da situação migratória; Nacionalidade; Reagrupamento Familiar; Habitação; Trabalho; Segurança Social e outros.