A Confraria Gastronómica da Cherovia e Panela no Forno da Covilhã realizou no sábado mais um capítulo, com a entronização de novos confrades.
“Uma cerimónia que exaltou os sabores tradicionais e promoveu a identidade cultural e gastronómica da região”, sublinha a organização.
Durante a cerimónia, foram entronizados 21 novos confrades que, com a capa vestida, receberam a insígnia das mãos do Chanceler Eduardo Cavaco e o chapéu do Vice-Grão-Mestre, saboreando uma fatia de cherovia como símbolo do seu compromisso com os produtos e tradições locais.
A entronização estendeu-se também à Confraria Infantil, composta por 17 crianças, que assumiram o juramento de promover a cherovia e a panela no forno “ao mundo inteiro, promovendo o seu cultivo, confeção, tradição e degustação — isto, se não os comerem primeiro”, como sublinha o juramento da confraria.
Foi, ainda entronizado como Confrade de Honra Daniel Nunes de Almeida, natural do Ferro (Covilhã), engenheiro em Biologia e Alimentação, que se dedica à produção hortofrutícola e é atualmente o maior produtor de cherovia da região.