A CooLabora e a Escola Básica dos Penedos Altos vão inaugurar na próxima quarta-feira, dia 23 de abril, pelas 14:00, a exposição “O bairro que sonhamos”.
De acordo com a CooLabora, em nota de imprensa, “as propostas das crianças face aos locais que habitam raramente são ouvidas de forma direta”, pode ler-se.
“As pessoas adultas, em cargos de poder, tendem a considerar que têm conhecimento das necessidades de todas as pessoas, sem ter em conta a diversidade de interesses e de sonhos que se cruzam no espaço de uma cidade. Há quem queira espaços para brincar e há quem prefira bancos de jardim para apanhar sol. Há quem ande de autocarro e há quem ande de automóvel. Há quem se preocupe com o campo desportivo e há quem considere prioritário ter próximo de si um multibanco ou uma mercearia”, aponta a CooLabora
Desta forma, a cooperativa de intervenção social desafiou as crianças da Escola Básica dos Penedos Altos a “imaginar o bairro dos seus sonhos”.
No âmbito deste desafio, as crianças participaram em caminhadas pelo bairro, discutiram propostas, definiram prioridades, pintaram o bairro que sonhavam e, agora, vão fazer uma exposição no recinto da escola.
A atividade faz parte do projeto “Nós Vamos”, promovido pela CooLabora e financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, no âmbito do programa de promoção da participação cívica.