Espetáculos musicais, um tributo ao poder local e a inauguração do conjunto escultórico de homenagem aos covilhanenses que lutaram pela liberdade, bem como as tradicionais arruadas e a sessão solene comemorativa são algumas das iniciativas que fazem parte do programa das Comemorações do 25 de Abril na cidade, avança o Município a Covilhã.
Segundo nota de imprensa, com uma “forte componente cultural” que integra exposições, conversas nas escolas e as tradicionais arruadas, estas celebrações também incluem a cerimónia de entrega dos contratos programa a mais de 120 coletividades do concelho, financiadas no âmbito do Regulamento de Apoio ao Associativismo.
Quanto à componente de reconhecimento e memória, destaque para o «Tributo ao Poder Local – Uma Conquista de Abril», cerimónia de homenagem aos antigos autarcas do Concelho, que se realiza no dia 23, às 20:30, no Teatro Municipal da Covilhã. A cerimónia conta, ainda, com momentos musicais com Paulo de Carvalho e Pedro Jóia. Os bilhetes, gratuitos e limitados à disponibilidade da sala, vão ser disponibilizados brevemente. Cada pessoa pode levantar dois ingressos. Vai haver, ainda, transmissão online.
Outro “momento marcante” passa pela entrega de chaves de habitações requalificadas, no âmbito da Estratégia Local de Habitação. A sessão está marcada para o dia 24, às 16:30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
Aberta a toda a população, a tradicional arruada da noite do dia 24, entre o Jardim Público e a Praça do Município, que conta com coordenação da União de Sindicatos e da Banda da Covilhã, vai ser seguida do um concerto de António Duarte e do espetáculo «De Adriano a Zeca, com Luís Portugal». À meia-noite, fogo de artifício, seguido de «Grândola Vila Morena» e do espetáculo musical com o grupo «4 Mens».
No dia 25 de abril, às 10:00, nova arruada com distribuição de cravos, entre o Jardim público e a Praça do Município, seguida do hastear da bandeira, e a sessão solene comemorativa, pela Assembleia Municipal.
Ainda no dia 25, às 17:00, vai acontecer a inauguração do conjunto escultórico de homenagem aos covilhanenses que lutaram pela Liberdade, localizada na Praça do Município. A obra, que apresenta sete palavras evocativas do 25 de Abril, foi concebida pelo designer Jorge dos Reis.