Estudantes de Mecânica e Desporto vencem etapa da UBI do “My 3-min PhD Thesis”

Kateryna Shvydyuk e Eduardo Maio foram os vencedores da etapa da Universidade da Beira Interior (UBI) da competição «My 3-min PhD Thesis», uma iniciativa da aliança UNITA que, segundo explica a universidade, “desafia e prepara os estudantes de doutoramento para explicar o tema das suas investigações de forma clara e acessível, em três minutos e com o apoio de apenas um slide”.

Kateryna Shvydyuk, estudante de 3º Ciclo em Engenharia Mecânica, apresentou uma investigação sobre materiais cerâmicos aplicados às indústrias aeroespacial e de defesa. De acordo com a publicação da UBI, a tese “explora a possibilidade de tornar estes materiais não apenas estruturais, mas também funcionais, promovendo propriedades como a autoavaliação e autorreparação”.


Por sua vez, Eduardo Maio, estudante de 3º ciclo em Ciências do Desporto, apresentou um trabalho centrando a investigação na modalidade do futebol. “Há muitos anos que se treina a parte física, relacionada com a carga de treino e toda essa gestão que os treinadores e a equipa técnica têm de fazer. Mais recentemente, incluiu-se a parte tática, a parte posicional do jogo. Este trabalho vai ao encontro das duas coisas”, explicou o doutorando.

Depois de vencerem a etapa, os dois doutorandos da UBI vão representar a universidade na final institucional, que tem lugar a 30 de maio na Universidade de Pamplona, em Espanha.

A etapa local do «My 3-min PhD Thesis» contou a participação de seis estudantes de doutoramento das áreas de Informática, Ciências do Desporto, Química e Mecânica.