Exposições, “Releitura de Camões” e Tertúlia sobre liberdade marcam abril nas bibliotecas da UBI

A exposição itinerante “Fragmentos”, de José Gabriel Lopes, que reúne uma seleção de projetos desenvolvidos ao longo de cinco anos de estudo na Universidade da Beira Interior, vai estar patente em abril na Biblioteca da Faculdade de Ciências da Saúde, em maio na Biblioteca Central, onde estarão também expostas maquetes, e em junho na Biblioteca da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. Poderá ser visitada de segunda a sexta-feira, entre as 09:00 e as 20:00.

Também a exposição de desenho “SKETCHING: Uma Paixão Absorvente” de Rui Frade pode ser visitada ao longo do mês de abril na Biblioteca Central, de segunda a sexta, das 9:00 às 20:00. Nesta mostra, o autor, autodidata e membro da comunidade Urban Sketchers Portugal, apresenta um conjunto de esboços que captam a essência dos espaços urbanos e do quotidiano.


Ainda no que toca a exposições, a Biblioteca da Faculdade de Ciências Sociais e Humana recebe a mostra itinerante “O Grito pela Liberdade de Imprensa do Jornal do Fundão”, organizada pela Biblioteca da UBI com o apoio do Jornal do Fundão.

Recordar também que a Biblioteca da UBI recebe uma das exposições no âmbito da Trienal Internacional de Design da Covilhã. Está patente na Biblioteca Central da UBI, na sala de leitura do Piso -1, uma mostra que apresenta duas abordagens ao design que partem da floresta: o Studio Silva Systems, curso da Design Academy Eindhoven liderado por Lukas Wegwerth e Moritz Maria Karl, que explora a floresta como espaço de experimentação e prototipagem; e a Forest Collection da Artek, empresa finlandesa que reavalia a cadeia de produção da madeira de bétula, promovendo um design sustentável.

Referir ainda a exposição “Às Armas ou às Urnas – Povo, MFA e Forças Armadas: entre revolução e democracia (1974-1982)”, promovida pela Comissão Comemorativa dos 50 Anos do 25 de Abril, que estará patente no Pólo Principal da UBI, no corredor da Arcada, de 4 de abril a 9 de maio, podendo ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9:00 às 19:00.

As bibliotecas da UBI continuam o programa “Releituras de Camões” para assinalar os 500 anos do seu nascimento. A 10.ª conferência deste ciclo acontecerá no dia 16 de abril, às 14:00, no Auditório da Biblioteca da UBI. O tema será “A Língua de Camões: ‘Com pouca corrupção crê que é latina'”, conduzida pelo Professor Henrique Manso, da Faculdade de Artes e Letras da UBI.

A segunda tertúlia da liberdade realiza-se no dia 15 de abril, às 14:00, no Auditório da Biblioteca da UBI. O tema será “PIDE: 510 presos do Concelho da Covilhã”, com a participação de José António Pinho, Casimiro dos Santos, Teresa Duarte Reis, Afonso Gomes (UBI) e Marta Almeida (UBI). A moderação ficará a cargo de Cristina Vieira (UBI).