João Pedro Oliveira e Costa recebe Honoris Causa no Dia da Universidade da Beira Interior

A Universidade da Beira Interior (UBI) vai atribuir a João Pedro Oliveira e Costa o Doutoramento Honoris Causa, no Dia da Universidade, que se comemora no próximo dia 30 de abril.

A outorga da mais alta distinção honorífica da academia reconhece o trajeto de excelência no campo empresarial do atual Presidente Executivo (CEO) e membro da Comissão Executiva do Conselho de Administração do Banco BPI.


João Pedro Oliveira e Costa é licenciado em Administração e Gestão de Empresas pela Universidade Católica Portuguesa. No BPI, atual Grupo CaixaBank, conta com 34 anos de carreira, tendo liderado o Private Banking e, mais tarde, os Centros de Investimento do banco, cargos que ocupou até 2014. Antes de ser nomeado CEO em novembro de 2020, era responsável pelas áreas de negócio de Particulares e Negócios e Membro da Comissão Executiva do BPI.

A proposta de atribuição do grau pela UBI foi da responsabilidade da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas.

A madrinha, no âmbito do Honoris Causa, que fará a apresentação do homenageado, é Fátima Barros, administradora do Banco BPI.

Aquela que será a 23.ª concessão de um Doutoramento Honoris Causa pela UBI vai ter lugar no dia em que a Universidade assinala o 39.º aniversário.

A cerimónia está marcada para o Grande Auditório da Faculdade de Ciências da Saúde, a partir das 15h00.

Como habitualmente, o programa inicia-se com o Cortejo Académico, seguindo-se as intervenções do Reitor da UBI, Mário Raposo, do presidente da Associação Académica, João Nunes, e, no final, do Presidente do Conselho Geral, João Casteleiro Alves.

Fazem ainda parte do Dia da Universidade a outorga de Cartas de Agregação, entrega de medalhas a docentes e funcionários e a atribuição de prémios a estudantes (de Mérito Escolar e de Voluntariado 2024).

Este ano, a UBI aproveita a ocasião para assinar um protocolo institucional com a Ordem dos Engenheiros.