Medicina: JSD reclama Prova Nacional de Acesso à Formação Especializada de novo na Covilhã

A JSD enviou, no Dia Nacional do Estudante, uma carta aberta à Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, em que apela à reposição da Covilhã como local de realização da Prova Nacional de Acesso (PNA) à Formação Especializada.

Recordam que desde a criação da PNA, em 2019, os estudantes da Universidade da Beira Interior (UBI) são obrigados a deslocar-se a Lisboa, Porto ou Coimbra para realizar a prova, depois de a Covilhã ter sido excluída dos locais de exame.


Na nota está descrito que “esta decisão tem gerado impactos negativos significativos para os estudantes da única escola médica do interior do país, acentuando as desigualdades territoriais e criando barreiras adicionais no acesso à formação especializada”

Além do aumento dos encargos financeiros, com despesas de transporte e alojamento que anteriormente não existiam, a centralização da prova em apenas três cidades penaliza os candidatos da Beira Interior, que enfrentam longas deslocações e um desgaste físico e emocional acrescido, num momento decisivo para o seu futuro profissional.

“Esta situação acentua ainda mais as assimetrias territoriais, desconsiderando a realidade do interior do país”, vinca a JSD.

“A JSD Distrital de Castelo Branco apela, assim, ao Ministério da Saúde, que reavalie esta decisão, permitindo que os estudantes da Beira Interior realizem a PNA na sua própria região, como acontecia anteriormente com a Prova Nacional de Seriação. Esta medida não só corrigiria uma injustiça, mas também representaria um compromisso claro com a coesão territorial e a igualdade de oportunidades”, sublinha a nota.