No âmbito do mês da prevenção dos maus tratos a crianças e jovens, assinalado em abril, a ULS Cova da Beira está a desenvolver um conjunto de iniciativas de sensibilização junto da comunidade, com foco na “promoção dos direitos das crianças e na criação de ambientes seguros e saudáveis”.
Uma das principais atividades de destaque é o concurso de desenho “Acho que felicidade é isto”, destinado a todas as crianças e jovens (até aos 18 anos) que, no decorrer deste mês, recorram aos serviços de urgência, consulta ou internamento da ULS Cova da Beira.
Segundo nota de imprensa, “o concurso convida os participantes a expressarem, através do desenho e, opcionalmente, com o apoio de uma frase, a sua visão sobre o que representa a felicidade. A iniciativa visa incentivar a criatividade das crianças e jovens, ao mesmo tempo que promove a reflexão sobre o bem-estar infantil, dando voz às suas experiências e perceções”, explica a ULS.
A iniciativa é promovida pelos Núcleos de Apoio a Crianças e Jovens em Risco (cuidados de saúde hospitalares e cuidados de saúde primários) da ULS da Cova da Beira.