Manuel da Silva Ramos publica novo livro pela CISMA no próximo dia 31 de maio

O mais recente livro do escritor covilhanense Manuel da Silva Ramos vai ser publicado pela CISMA, associação cultural da Covilhã.

“Os Cosmólogos Não Vão Para O Céu” é lançado no próximo dia 31 de maio, às 11:30, na Biblioteca Municipal Eugénio de Andrade, no Fundão, no âmbito dos Encontros de Cinema do Fundão, que decorrem de 28 de maio a 1 de junho.


O livro será apresentado por Raquel Varela, historiadora, investigadora e professora na Universidade Nova de Lisboa, e por Jorge Ferreira, professor do ensino secundário e um dos editores da obra.

Trata-se de “um romance que é um hino de louvor à Beira Baixa e às suas gentes e paisagens”, sublinha a CISMA em nota de imprensa.

 “Um retrato justo do país onde se cruzam imigrantes com artistas, raianos com Alzheimer com viticultores, jornalistas com candidatos a eleições, num caleidoscópio em que a dignidade e a liberdade suplantam o ódio e o ressentimento”.

Manuel da Silva Ramos nasceu na Covilhã em 1947. Estudou Direito em Lisboa, mas em 1970 exilou-se em França para fugir ao fascismo. Regressou a Portugal definitivamente três anos antes do novo século. Em 1968, ganhou o Prémio de Novelística Almeida Garrett, unanimemente atribuído por um júri composto por Óscar Lopes, Mário Sacramento e Eduardo Prado Coelho. Escreveu mais de uma trintena de livros. “Os Cosmólogos Não Vão Para O Céu” é a sua segunda parceria com a CISMA, depois da reedição do “Café Montalto” em 2022.