O internacional português de andebol, Diogo Branquinho é o Embaixador Oficial do Campeonato Europeu Universitário de Andebol Covilhã 2025, anunciou o Comité Organizador do evento em nota de imprensa enviada à RCC.
Segundo o Comité Organizador do evento, a escolha de Diogo Branquinho, “representa a valorização da excelência desportiva aliada ao percurso académico, dois pilares fundamentais do desporto universitário europeu”. “Com um percurso marcado pela dedicação, compromisso e sucesso dentro e fora das quatro linhas do campo, o atleta simboliza os valores que o campeonato pretende promover entre os jovens estudantes-atletas de toda a Europa”, acrescenta.
Natural de Coimbra, Diogo Branquinho iniciou a carreira no CD São Bernardo, tendo-se destacado desde cedo nas seleções jovens de Portugal. Em 2013, ingressou no ABC de Braga, onde conquistou os primeiros títulos nacionais e internacionais. Representou o FC Porto entre 2017 e 2024, e transferiu-se em 2024 para o Sporting Clube de Portugal, onde atualmente atua como ponta esquerda. Com quase uma centena de internacionalizações pela seleção nacional, participou em dois Campeonatos da Europa, dois Campeonatos do Mundo e nos Jogos Olímpicos de Tóquio, realizados em 2021, “uma presença histórica para o andebol português”.
“A presença de Diogo Branquinho como Embaixador Oficial reforça a importância deste evento no panorama do desporto universitário europeu e nacional”, revela ainda a nota.
O Campeonato Europeu Universitário de Andebol Covilhã 2025, organizado sob a égide da European University Sports Association, reúne as melhores equipas universitárias da Europa numa semana de competição de alto nível, “promovendo não só o talento desportivo, mas também os valores da cooperação, da inclusão e da educação através do desporto”.
Foto: Record