CIM Região Beiras e Serra da Estrela formaliza Plataforma Supraconcelhia Social

Foi formalizada na sexta-feira, dia 18, a Plataforma Supraconcelhia Social da Região Beiras e Serra da Estrela, com a tomada de posse dos respetivos membros e a assinatura do respetivo Regimento Interno.

A Plataforma integra 46 entidades na região com o objetivo de combater a pobreza e a exclusão social, promover a inclusão e a coesão social, mas também dinamizar o planeamento social e o desenvolvimento sustentável. A Plataforma será coordenada pela CIMRBSE.


Pretende também contribuir para melhorar a cobertura e eficácia dos serviços sociais no território, fomentar a comunicação entre parceiros e comunidade, acompanhar e avaliar os objetivos da Estratégia Nacional de Combate à Pobreza e integrar a perspetiva da igualdade de género nos instrumentos de planeamento.

A Plataforma é composta por representantes dos Conselhos Locais de Ação Social (CLAS) dos municípios associados da CIMRBSE, da Segurança Social, das Unidades Locais de Saúde, do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, das forças de segurança, dos organismos públicos de educação, das entidades da economia social, das organizações sindicais, das associações empresariais, das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e Misericórdias.

A Comunidade Intermunicipal da Região Beiras e Serra da Estrela (CIMRBSE) assume, a partir de agora, as competências previstas no Decreto-Lei n.° 55/2020, no domínio da ação social, anteriormente asseguradas pelo Instituto da Segurança Social, de Castelo Branco e da Guarda.

Com esta nova plataforma, a CIMRBSE reforça o papel enquanto agente de coordenação territorial estratégica, colocando a inclusão social no centro das políticas da região, sublinha a Comunidade Intermunicipal.