Nuno Rolo, que desde 2017 desempenhava funções de subdiretor do Agrupamento de Escolas Pêro da Covilhã, é o novo diretor do agrupamento. A tomada de posse teve lugar esta segunda-feira, dia 14, durante a tarde.
A presidente do Conselho Geral, na cerimónia, sublinhou que a nova equipa dará continuidade “à excelência do trabalho” desenvolvido na Pêro da Covilhã pelo diretor cessante, Jorge Antunes, que ao longo de 22 anos desempenhou cargos diretivos primeiro na escola e depois no Agrupamento.
Nuno Rolo sublinhou os três pilares em que assentou a sua candidatura ao cargo e que irão nortear a sua gestão: integrar educar e respeitar
“São três pilares essenciais para o desenvolvimento de uma sociedade inclusiva e harmoniosa. Quando estes princípios se entrelaçam criam-se ambientes que favorecem o diálogo, a aprendizagem contínua, e o desenvolvimento pessoal e coletivo. São fundamentais para transformar realidades, fortalecer comunidades e construir um futuro mais justo e solidário para todos”, defendeu.
O novo diretor sublinhou que a sua gestão estará comprometida com princípios humanistas, fortalecimento da identidade e cultura da Pêro, unindo a comunidade escolar em torno de um objetivo coletivo.
Também sublinhou o desafio de integração dos cerca de 30% de alunos estrangeiros que tem o Agrupamento, oriundos de 28 países diferentes, que tem obrigado à dedicação de todos os profissionais.
Destacou, ainda, o empenho e dedicação do anterior diretor e o compromisso do Agrupamento com uma educação pública de qualidade.
Regina Gouveia, vereadora da educação na CMC, presente na cerimónia, sublinhou a forma como decorreu o processo de eleição em todos os agrupamentos de escolas, e escolas não agrupadas, do concelho, que demonstrou “uma maturidade e um sentido de responsabilidade que deve ser celebrado coletivamente”.
“Em cada escola, em cada Agrupamento devem sentir a confiança renovada no futuro, porque são comunidades que têm maturidade, consciência de onde estão e por onde, e para onde, querem ir”, disse a autarca, sublinhando que em conjunto com o Município se vai continuar “a fazer o melhor que formos capazes para atingir a meta das nossas missões: a melhor qualidade possível na edução, o melhor para os nossos alunos e alunas”, disse.
Na hora da saída, Jorge Antunes, agradeceu todo o empenho, lealdade e sacrifício de toda a comunidade ao longo dos anos, frisando “o mérito é vosso”. Ao novo diretor deixou votos de sucesso que será o “sucesso de todos”.