A subida à Torre, na Serra da Estrela, volta a ser decisiva na Volta a Portugal em Bicicleta. A etapa que termina no ponto mais alto de Portugal Continental, subindo pelo lado da Covilhã, acontece 3 etapas antes do final da prova.
“Era algo que ambicionávamos há algum tempo”, disse esta manhã José Miguel Oliveira, vereador dom o Pelouro do Desporto e Eventos na autarquia, durante a reunião pública do executivo. “Normalmente era a senhora da Graça a última subida”, salientou.
José Miguel Oliveira realça a aposta do executivo desde 2016, ao “trazer a Volta à encosta do lado da Covilhã”, vincando que “é uma aposta ganha, que tem dado frutos, tanto pelo número de equipas que escolhem a cidade para treinar, como pelo número de pessoas que vem fazer a subida mítica”, disse.
A Volta a Portugal 2025 decorre entre 6 e 17 de agosto. Na região têm lugar duas etapas. A 13 de agosto a etapa 6, uma tirada de 173 quilómetros para ligar Águeda à Guarda, onde o pelotão deverá chegar cerca das 17:00.
No dia seguinte o pelotão parte do Sabugal, às 12:30, e tem chegada prevista à Torre cerca das 17:23. A etapa passa por Penamacor, Belmonte, Valhelhas, em direção ao Sarzedo, Teixoso, Canhoso, percorre o TCT até à Alameda Europa, subindo depois a Alameda Pêro da Covilhã em direção ao Pelourinho, onde está instalada uma Meta Volante, com previsão de passagem cerca das 16:46.
A etapa termina na Torre com um Prémio de Montanha de Categoria Especial.