UBI: Estudante de Design Industrial premiado em concurso internacional

Alberto Santamaria, estudante do 3.º ano da Licenciatura em Design Industrial da Universidade da Beira Interior (UBI), foi distinguido com o Silver Glassberry Award, na 13.ª edição dos Glassberries Awards. O galardão, entregue pelo segundo lugar da competição, reconheceu a proposta inovadora para uma embalagem de azeite concebida em vidro.

Organizado pela empresa BA Glass – maior produtora portuguesa e quarta maior operadora mundial de embalagens de vidro –, o concurso desafia anualmente estudantes de design a desenvolver soluções sustentáveis e criativas para packaging em vidro.


O estudante da UBI destacou-se pela elevada capacidade de desenvolver um projeto de acordo com os propósitos da competição: integrar a inovação com uma forte componente de storytelling e sustentabilidade, refletindo as atuais exigências do mercado.

O desenvolvimento do projeto foi enquadrado na Unidade Curricular (UC) de “Design Industrial 6”, sob a orientação dos docentes Mónica Romãozinho, Cláudia Pedro e Alexandre Guerreiro.

A cerimónia de entrega dos prémios decorreu a 26 de junho, no emblemático espaço Las Setas, em Sevilha (Espanha).

Na edição de 2025, participaram 233 estudantes de 10 universidades, oriundas de cinco países (Portugal, Espanha, Roménia, Polónia e Bulgária), tendo sido submetidas 170 propostas.