Obras no quartel da GNR paradas por falta de autorização para grua operar

A requalificação do quartel da GNR foi adjudicada há quase um ano e desde então que se espera parecer positivo para operar uma grua, devido á proximidade com a Linha da Beira Baixa.

A obra está parada há quase seis meses a aguardar esse parecer, explicou Paulo Fernandes, presidente da Câmara Municipal do Fundão, depois de questionado por Joana Bento, vereadora socialista na autarquia.


“Está nas mãos do IMT o parecer que permita a utilização da grua, depois de nós já termos tratado, e no nosso entender, cumprido todos os pressupostos e mais alguns, associados à mitigação de riscos, relativamente à grua, que na sua amplitude, pode passar em cima da Linha da Beira Baixa.

Sublinha que as obras foram adjudicadas em setembro de 2024 e desde essa altura que se espera este parecer, vincando que está a tentar reunir com o presidente do Instituto para resolver também outros assuntos, mas este é “o mais emergente”, disse.

Face à dificuldade em obter estas respostas, Paulo Fernandes vincou que “é preciso um manual para se perceber como é que neste país é tão difícil de tomar decisões, mesmo quando são tão de bom senso e óbvias”.

Paulo Fernandes sublinha que esta é uma obra financiada pelo Orçamento do Estado, realça que já reuniu com o Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território e uma das questões que referenciou foi este dossier, para que estes valores não saiam do próximo Orçamento do Estado.